quinta-feira, 8 de maio de 2008

Jornalismo Assistido por Computador

O conceito de CAJ (Computer Assisted Journalism), ou também conhecido como CAR (Computer Assisted Reporting), deriva de CAD – Computer Assisted Design, e traduz as inovações e alterações que o computador trouxe ao jornalismo ao nível da recolha de informação, do respectivo tratamento e da difusão das notícias.

A introdução da informática no jornalismo veio alterar, tal como aconteceu com o CAD na Engenharia Cívil e na Mecânica, a forma de o praticar.

Os processadores de texto vieram facilitar e tornar mais rápida a tarefa de escrever e corrigir os textos.

Mas é sobretudo ao nível da recolha de informação que o computador se transformou numa ferramenta essencial para o jornalismo, principalmente, para o jornalismo de investigação e para a reportagem. Através do computador, pode-se recolher informação, organizá-la, por fontes, locais, datas ou conteúdos e confrontá-la com outras informações. Os programas que permitem fazê-lo são cada vez mais fáceis de utilizar e bastante úteis para o jornalista que poderá verificar a veracidade das informações de uma fonte, recorrendo ao seu registo. Para além de texto, o jornalista pode guardar no seu computador outros ficheiros como vídeos, sons e fotografias.

Um computador com ligação à Internet tem-se tornado essencial para a prática do jornalismo, uma vez que permite o acesso a fontes de informação, base de dados, pesquisas de artigos na web etc.

Nos últimos 15 anos, têm mesmo surgido várias organizações como o NICAR (National Institute for Computer-Assisted Reporting) e o DICAR (Danish International Center for Analytical Reporting) que promovem exclusivamente o uso do CAR na recolha de informação.

Mas para além da recolha de informação, o conceito de Jornalismo assistido por computador altera também a forma de difusão das notícias, que passa do papel para digital on-line.

http://www.labcom.ubi.pt/jac/o_que_e_jac.html

http://com.miami.edu/car/cox00.htm

www.abraji.org.br/midia/arquivos/file1180104722.ppt

http://www.ejournalism.au.com/ejournalist/lamble.pdf

Sem comentários: