quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ciberjornalismo

Numa definição geral, o ciberjornalismo ou jornalismo digital é um género de jornalismo produzido para ser publicado na web, que utiliza as características específicas da Internet, e que o aproxima da imprensa, rádio e televisão.

O ciberjornalismo distingue-se do jornalismo tradicional por apresentar características como a multimedialidade, a hipertextualidade e a interactividade.

Existem, porém, vários autores que defendem outras especificidades. Marcos (2003), acrescenta a esses, mais três elementos: instantaneidade e universalidade. Palácios (2002), defende seis características do ciberjornalismo: multimédia/convergência, interactividade, hipertextualidade, personalização, memória e actualização contínua.

A multimedialidade é a convergência de vários meios (geralmente associados a outros media): texto, imagem, som, vídeo entre outros, num só. Quanto à hipertextualidade, consiste na forma de organização de um texto que permite ligar qualquer uma das suas partes a outro texto ou documento, através das hiperligações. Já a interactividade, está relacionada com a alteração do esquema de comunicação que passa de unidireccional a bi-direccional.

A interactividade articula-se através de ferramentas como o correio electrónico, listas de discussão,fóruns, chats, inquéritos, comentários aos artigos etc.

Os ciberjornalistas têm que optar de entre todas as potencialidades da Internet, a melhor maneira para contar a sua estória.

Para se poderem afirmar na Web, estes têm ainda estar à vontade em vários domínios, como na pesquisa, na transferência electrónica de ficheiros, na construção de sites, e na sua manutenção através de programas específicos para tal, entre outros.

http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/ciberjornalismo_e_narrativa_hipermedia.pdf

http://www.firstmonday.org/issues/issue6_10/deuze/

http://www.bocc.ubi.pt/pag/amaral-ines-interactividade-esfera-ciberjornalismo.pdf

http://ciberjornalismo.ismt.pt/

Sem comentários: